top of page
  • Grey Instagram Ícone

REVIEW FLETER

  • Foto do escritor: Angers Moorse
    Angers Moorse
  • 18 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2022



Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!


A partir de hoje, estarei fazendo resenhas semanais de livros, filmes e séries aqui no perfil. E para começar com o pé direito, nada como um bom livro nacional.


Livro: Flerter - Espelhos de Neblina

Autora: (@isa_neblina)

Editora: Viseu

N de páginas: 246



O livro escolhido para a primeiríssima resenha não poderia ser outro senão o meu queridinho Flerter - Espelhos de Neblina, da talentosíssima escritora catarinense @isa_neblina Isabele Schadek.


Então, sem mais delongas, vamos à resenha!


Sinopse


Em São Bento do Sul, Santa Catarina, Rafaele Irwain vive com seus pais e três irmãos mais novos. Sempre oscila entre felicidade e tristeza devido aos dois garotos por quem sente algo além da amizade, Christian Camps e Robert West. Os dois guardam segredos sobre um reino mágico chamado Flerter, de onde são originários e com o qual Rafaele tem uma ligação sobrenatural que deverá descobrir. Paralelamente, Peter, irmão gêmeo de Christian, planeja uma vingança contra Samara, a rainha de Flerter, usando Rafaele e a maldição que a envolve como estratégias.


Análise: Logo de cara, você olha para a capa e diz “Uau, que capa mais linda!”... não tem como não ter essa reação! E não sou só eu quem digo: todas as pessoas para quem eu mostro o livro dizem a mesma coisa. A escolha de cores, do castelo e o efeito de vidro levemente fragmentado faz parecer que mundo real e imaginário são espelhos um do outro. Aliás, posso dizer que é uma das capas mais lindas que já vi (senão a mais linda delas)!


O aspecto que mais me chamou a atenção é que a história se passa em três lugares diferentes - São Bento do Sul, Florianópolis e o reino fictício de Flerter - e os capítulos vão se alternando entre esses três locais e suas respectivas datas. A autora brinca maravilhosamente com essas alternâncias de tempo e lugar, dando ao leitor a sensação de que tudo acontece ao mesmo tempo. Pelo menos, eu senti muito isso.


A protagonista Rafaele Irwain é uma jovem repleta de camadas, medos, incertezas e atitudes, tornando-a uma personagem incrível e muitíssimo bem construída. Além dela, Oscar, Taís, Robert, Christian e Peter são personagens incríveis, muito bem trabalhados e inseridos na trama e que trazem uma aura de suspense, mistério e tensão a cada novo capítulo.


Agora, se tem uma personagem que eu amei foi a Rainha Samara… God Save the Queen! Linda, inteligente, imponente, misteriosa, com muita atitude e alguns mistérios que provavelmente serão explicados nos próximos livros da série… pelo menos, espero que tenha pelo menos mais dois livros pela frente, porque fiquei com a cabeça fervilhando de tantas teorias e suposições sobre o que acontecerá no futuro.


As ambientações do livro são incríveis e para quem conhece as cidades de São Bento do Sul e Florianópolis, as descrições são perfeitas. Você se vê passeando pelas ruas e lugares, como se fizesse parte da história. Sobre Flerter, com certeza seria um lugar que eu gostaria de conhecer e no qual gostaria de viver altas aventuras… até achei alguns pontos em comum com a minha versão de Atlântida.


Ficaram algumas dúvidas no ar: Rainha Samara e Oscar terão seu “felizes para sempre”? Qual o destino de Rafaele? Há mais algum mistério envolvendo o espelho? Por fim, mas não menos importante, onde fica Flerter? Já fico na expectativa pelos próximos livros, porque esse primeiro deixou água na boca e aquele baita gosto de “quero mais”.


Finalmente, ler um livro de aventura/fantasia de uma escritora catarinense, nascida em uma cidade que conheço bem e que acho muito linda, e com tamanha imersão, profundidade e brilhantismo assim é de encher o coração de calor e esperança em uma nova geração de escritores e leitores! Bem sabemos que estamos vivendo em um momento difícil e que somos um país (infelizmente) que valoriza muito pouco a literatura, principalmente a nacional.


São obras como Flerter - Espelhos de Neblina que nos levam a dizer que nossos escritores e escritoras, poetas e poetisas, roteiristas e contistas não devem EM NADA aos grandes nomes internacionais. Claro, todo mundo tem seus autores e autoras internacionais (tenho minhas referências gringas também), mas não tem como não colocar algumas obras nacionais em listas de Top5 ou Top10… e Flerter certamente está no meu Top5!


Se você gosta de romance, mistérios, ação, um leve toque de suspense e terror, muita magia e fantasia misturados com realidade, Flerter - Espelhos de Neblina vai conquistar seu coração. Pelo menos, o meu ele conquistou! ♥️


Vamos valorizar um pouco mais a literatura nacional, pessoal? Na próxima semana, uma nova resenha de livro, filme ou série… e tem muita coisa boa chegando por aí! Respire fundo e voe alto!


Comments


bottom of page