RESENHA DE LIVRO - MEU PRIMEIRO CONTATO COM O CÉU
- Angers Moorse
- 5 de jul. de 2023
- 3 min de leitura

Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!
Hoje, trazemos mais uma resenha especial para leitores e leitoras apaixonados por astronomia. Se você é daqueles que ama observar o céu e seus mistérios, então o livro Meu Primeiro Contato Com o Céu, escrito pela autora @lolivlet conquistará seu coração.
Então, sem mais delongas, vamos à resenha!
Livro: Meu Primeiro Contato Com o Céu
Autora: Lorrane Olivlet (@lolivlet)
Editora: Clube de Autores
N de páginas: 247
Tridentes: 🔱🔱🔱🔱🔱
📑 Sinopse: “Já imaginou viajar por uma lua com a superfície coberta de lava? Que tal passar por um jato em forma de hexágono maior que a Terra? Este livro foi criado com intuito de apresentar um pouco sobre o sistema solar e suas curiosidades. Foram selecionadas imagens diretamente da NASA para que você possa viajar e aprender sobre mundos inexplorados e diferentes da Terra.”
🕵🏻♂️ Análise: Quem me conhece sabe que sou apaixonado por Astronomia e pelos mistérios do espaço, tanto que é uma das minhas referências para as criações de várias histórias que escrevo. E ler um livro tão bem escrito e repleto de informações detalhadas, mas com escrita de fácil compreensão e que faz a experiência da leitura ser ainda mais prazerosa, é ainda melhor... o que é o caso desse livro.
A capa é linda, dando destaque para meus dois planetas do coração - Júpiter e Saturno - e trazendo harmonia em cada detalhe. Outro ponto incrível é a diagramação, recheado de ilustrações coloridas e com uma escolha de fonte e tamanho que não cansa a visão em momento algum, mesmo lendo por várias horas.
Falando sobre o conteúdo, tudo é muito bem explicadinho, repleto de detalhes técnicos, mas escritos de forma a não cansar ou complicar o entendimento. Ao contrário, a compreensão dos dados é rápida e tranquila, mesmo aqueles relacionados a distâncias, que normalmente nos causam certa estranheza ou confusão.
Amei conhecer alguns detalhes como os anéis de poeira ao redor do Sol, as missões espaciais Apollo (não lembrava que havia tantas), a aurora e a grande mancha vermelha de Júpiter, o hexágono de Saturno, a grande mancha escura de Netuno, os satélites e luas de alguns planetas (Europa de Júpiter e Enceladus e Titan de Saturno), os planetas anões Makemake e Eris e o Planeta X. Enfim, é tanta coisa incrível que a gente até se perde!
E não é só o conteúdo que impressiona. A quantidade de referências bibliográficas utilizadas para as pesquisas mostra o grande conhecimento, paixão e dedicação da autora para coletar as informações. Quem acha que escrever um livro de astronomia é moleza, engana-se completamente. É preciso muita dedicação, horas de estudo e muita disciplina.
Cada detalhe do livro é tão meigo e cuidadosamente trabalhado que conquista o leitor logo nas primeiras páginas, incluindo algumas fotos do acervo pessoal da autora, demonstrando seu amor pela Astronomia desde pequena. Certamente, a Lorrane já se tornou uma inspiração para mim!
É impossível não ficarmos pensativos a cada capítulo sobre nossa civilização ser a única na infinidade do nosso Sistema Solar… e isso que nem estamos pensando nos conceitos de Universo, Multiverso e Hiperespaço. Ou seja, entre tantas infinitas possibilidades desconhecidas por nós, seria muita petulância e arrogância de nossa parte se considerarmos que somos a única civilização inteligente existente, concordam?
Em resumo, Meu Primeiro Contato Com o Céu é tão maravilhoso que merece ser lido com um bom vinho ao lado e debaixo de um céu estrelado, se possível com um binóculo ou telescópio do lado. Amei tanto o livro que a cada tópico explorado meus neurônios fervilhavam de teorias e ideias para novas histórias (preparem os surtos futuros). Enfim, se eu já era apaixonado por Astronomia, esse livro me fez amar de vez o assunto… e a autora conquistou um lugar no meu coração literário!
Vamos valorizar um pouco mais a literatura nacional, pessoal? Em breve, uma nova resenha de livro, filme ou série chegando para vocês! Respire fundo e voe alto!
Commentaires