RESENHA DE LIVRO - EXISTÊNCIA
- Angers Moorse
- 24 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!
Hoje, trazemos mais uma resenha especial para leitores e leitoras amantes de uma boa poesia: Existência, escrito pela poetisa e escritora @maritrevisan_autora.
Então, sem mais delongas, vamos à resenha!
Livro: Existência
Autora: Mariana Trevisan (@maritrevisan_autora)
Editora: Ases da Literatura
N de páginas: 51
Tridentes: 🔱🔱🔱🔱🔱
📑 Sinopse: “Esta coleção de poemas e verso, escritos ao longo de vários anos, revela um mergulho no inconsciente e nos pensamentos da autora, imersa em livros enquanto os escrevia. Do terror a fantasia, siga pelos mistérios de nossa Esplendorosa existência.”
🕵🏻♂️ Análise: Sabe aquela capa apaixonante e que te conquista logo ao primeiro olhar? Já começamos muitíssimo bem! Ela evoca certo ar de mistério, inocência, beleza e reflexões. Impossível não relacionar a menina e o barco com a mitologia da Barca de Caronte. Se você não conhece as lendas, Caronte é conhecido na mitologia grega como o barqueiro de Hades, responsável por transportar as almas dos recém-mortos até o Mundo dos Mortos.
E essa analogia não é por acaso, uma vez que os poemas têm subliminarmente fortíssima ligação com o espiritismo. Essa conexão pode até assustar um pouco, mas a sutileza, romantismo, leveza, singeleza e doçura com a qual a poetisa escreve cada frase, cada palavra e cada rima torna tudo tão meigo, belo e doce.
Outro ponto forte são as ilustrações durante o livro, deixando-o ainda mais charmoso. E elas não estão à toa, não. Estrategicamente inseridas, criam uma espécie de sub-trama muito sutil que somente corações gentis e olhares atentos perceberão.
Entre os poemas, quero destacar três em particular. O primeiro é Vida, repleto de força e significado. Será que estamos realmente vivendo a vida? E mais, será que a estamos vivendo em sua plenitude, espalhando sementes de amor, paz e empatia para que floresçam quando não estivermos mais aqui e ajudem os outros que virão depois de nós a viverem? Fica a reflexão.
O segundo poema é Mãe Terra, uma verdadeira oração à natureza e um tapa na cara da nossa sociedade. Desmatamos, poluímos e intoxicamos o ambiente de forma desmedida e egoísta, sem pensarmos que Gaia é a personificação divina da Terra e que, da mesma forma que nos dá tudo, pode subitamente nos tirar tudo. Aliás, essa poesia deveria ser recitada antes de todo e qualquer evento envolvendo Meio Ambiente, de modo a iluminar almas e purificar corações.
E o terceiro poema é Questionamento. Quem já perdeu uma pessoa amada sabe muito bem as reflexões que o fato nos traz. Que é a vida, senão uma breve passagem? Não somos nada além de poeira estrelar. Se há uma Eternidade, que seja gentil enquanto formos dignos. Aproveite cada minuto, pois não há mais volta. Quanta coisa a se pensar sobre nós mesmos e o que estamos fazendo com nossa vida… estamos deixando boas memórias, lembranças e legados para quando partirmos?
Enfim, poderia fazer uma explanação profunda e detalhada sobre cada poesia pois, por menor que seja, carrega em si muito mais. Ah, e a autora ainda nos surpreende com poemas em inglês e espanhol… não é para qualquer um!
Mesmo sendo bem curtinho, não se deixe enganar pelo tamanho, pois cada poema é gigantesco em significado e muitos deles deixarão você sem resposta. Maravilhoso, profundo e intenso! Em uma escala de 0 a 10, nota 100, sem pensar duas vezes!
Vamos valorizar um pouco mais a literatura nacional, pessoal? Em breve, uma nova resenha de livro, filme ou série chegando para vocês! Respire fundo e voe alto!
Comments