RESENHA DE LIVRO - CONTOS DE UM PAÍS ESQUECIDO
- Angers Moorse
- 26 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!
Hoje, trazemos mais uma resenha especial para leitores e leitoras amantes de uma boa fantasia, com criaturas mágicas e muitos ensinamentos: Contos de um País Esquecido, escrito pela poetisa e escritora @maritrevisan_autora.
Então, sem mais delongas, vamos à resenha!
Livro: Contos de um País Esquecido
Autora: Mariana Trevisan (@maritrevisan_autora)
Editora: Ases da Literatura
N de páginas: 120
Tridentes: 🔱🔱🔱🔱🔱
📑 Sinopse: “Em um passado distante, existiu o país de Naveera, esquecido sob os mares e sob as areias do tempo. Neste livro, conheça os relatos desse local longínquo, que em tanto se assemelha aos mistérios de nossos dias. Tudo aqui contado aconteceu conforme a previsão de uma Sibila. Nas terras de Naveera, as coisas mudam com rapidez. Tome cuidado, porém, pois os lugares esquecidos têm uma particularidade: eles nos mostram muito mais do que podemos ver.”
🕵🏻♂️ Análise: Sabe quando você se apaixona perdida e instantaneamente por um livro e ele aluga não apenas um triplex, mas um condomínio inteiro na sua cabeça? Então, em toda a minha história de leitor esse foi o segundo livro a fazer isso com minha cabeça e coração!
Já de cara, mais uma capa lindíssima, dessa vez trazendo um castelo como se estivesse localizado no cenário ao fundo da saída de uma caverna, já dando indícios de ser um local encantador, mágico e repleto de possibilidades… é isso e muito mais.
Moraria fácil fácil em Naveera… ô lugarzinho lindo esse! Repleto de criaturas míticas e mágicas e humanos muito cativantes, vemos cada conto trazendo uma história diferente dentro do mesmo universo, cada qual com suas peculiaridades, mistérios, histórias e perigos.
O que me impressionou nos contos foi a relação entre os humanos e as criaturas, com essas relações envolvidas de forma profunda e coesa dentro de uma lógica para Naveera. Ou seja, não são apenas contos aleatórios, eles contam um pouquinho da história do lugar e vão te surpreendendo pouco a pouco.
É praticamente impossível destacar apenas um ou outro conto, pois todos eles são perfeitos, profundos e intensos, mas três deles chamaram-me muito à atenção. O primeiro foi A Voz da Montanha, principalmente na parte em que o puma aparece… impossível não segurar a emoção nesse conto!
O segundo conto foi A Floresta das Sombras, mais precisamente na parte em que Rosa precisa conquistar seu medo. O conto nos deixa muitas reflexões a respeito de confiança e sobre acreditarmos em nós mesmos e não deixar nossos medos nos dominarem… fica o ensinamento.
E para finalizar, o terceiro conto foi Entre Gelo e Fogo, principalmente na forma como a relação entre as criaturas desses dois elementos se diferem e, ao mesmo tempo, se completam. Aliás, amei as ilustrações do livro, principalmente as desse conto em específico. O fato de serem coloridas trouxeram ainda mais imersão e beleza a um livro já belo por natureza!
Finalizando as surpresas, temos o brilhantismo da autora ao trazer um conto esplendoroso, no qual cria um combo inigualável unindo todas as pontas (aparentemente) soltas, algo visto apenas em algumas poucas antologias por aí (como as da Quimera, por exemplo). E como se não bastasse tudo isso, ainda deixa incríveis e espetaculares possibilidades para novos contos futuros.
Se fosse para definir esse livro em apenas uma palavra, seria apaixonante… impossível não se conectar às histórias e não amar todo o universo de Naveera! Afinal, ainda há muita história a ser contada e a autora, com escrita mais uma vez impecável, deixou aquele gostão de quero mais! Já virou mais um dos meus queridinhos do coração para a vida!
Vamos valorizar um pouco mais a literatura nacional, pessoal? Em breve, uma nova resenha de livro, filme ou série chegando para vocês! Respire fundo e voe alto!
Comments