top of page
  • Grey Instagram Ícone

RESENHA A HIPÓTESE DA SIMULAÇÃO:Conheça a teoria por trás da série Matrix

  • Foto do escritor: Angers Moorse
    Angers Moorse
  • 31 de mar. de 2023
  • 4 min de leitura

Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!

Hoje, trazemos mais uma resenha especial para leitores e leitoras que curtem a franquia de filmes Matrix e sua teoria base: A Hipótese da Simulação: Conheça a teoria por trás da série Matrix, escrito por @rizcambridge.

Então, sem mais delongas, vamos à resenha!

Livro: A Hipótese da Simulação: Conheça a teoria por trás da série Matrix

Autora: Rizwan Virk (@rizcambridge)

Editora: Citadel Grupo Editorial

N de páginas: 362

Tridentes: 🔱🔱🔱🔱

📑 Sinopse: “Há uma chance em um bilhão de não estarmos vivendo em uma simulação.” E se estivermos vivendo dentro do computador de uma civilização muito mais inteligente do que a nossa? E se tudo o que vivemos e sentimos está sendo processado por um computador tão evoluído que para nós, humanos, seria impossível separar aquilo que é real e virtual? E se nós mesmos formos virtuais? O que seria, então, a realidade? O designer de videogames Rizwan Virk mostra como a história e a evolução de nossos videogames, incluindo realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e computação quântica, podem nos levar ao ponto de sermos capazes de desenvolver mundos virtuais abrangentes, assim como nos filmes da franquia Matrix. A obra A hipótese da simulação é a ideia de que nossa realidade física, longe de ser um universo físico sólido, faz parte de uma simulação cada vez mais sofisticada semelhante a um videogame, onde todos temos múltiplas vidas, somos constituídos de pixels e possuímos um relógio interno próprio executado por alguma inteligência artificial gigante. A hipótese da simulação explica alguns dos maiores mistérios da física quântica, da ciência e da religião, como a indeterminação quântica, universos paralelos, a natureza integral da velocidade da luz e até mesmo a natureza de Deus. Embora a ideia toda pareça ficção científica, muitos cientistas, engenheiros e professores consideraram seriamente a hipótese da simulação. E ela não é apenas uma teoria moderna. Filósofos e místicos de todas as tradições há muito afirmam que vivemos em algum tipo de “ilusão” e que existem outras realidades que podemos acessar a partir de nossas mentes. Quer você seja um cientista da computação, um fã de ficção científica como a retratada em Matrix, um entusiasta de videogames ou um buscador espiritual, A hipótese da simulação aborda todas essas áreas e você nunca mais verá o mundo da mesma maneira!”

🕵🏻‍♂️ Análise: De cara, preciso dizer que a diagramação da versão em português está impecável, incluindo a capa. A mistura de tonalidades em verde e preto dá todo um charme ao livro. Embora pareça extenso e complexo, a separação dos tópicos simplifica bastante o entendimento e assimilação do conteúdo. Outro ponto extremamente positivo é o Sumário Detalhado… achei fantástico.

Falando sobre o livro em si e toda a teoria desenvolvida, não é um livro de fácil e rápida leitura e assimilação, principalmente se você não é um apaixonado por ciência e ficção, ou seja, não espere devorar o livro em algumas horas. E sua proposta nem é essa, pois demanda muita atenção, embora a linguagem utilizada seja de fácil compreensão. Por ter tópicos bem divididos e específicos, permite ao leitor maior compreensão de cada ponto abordado e que, juntando todos esses pontos, nos levam a uma melhor compreensão sobre qual a teoria master.

Mas, e qual é essa teoria? Simples (ou nem tão simples assim), estamos todos vivendo em um universo simulado, uma realidade simulada, algo como é visto na franquia Matrix. Se você esqueceu dos filmes, Neo é abordado por Morpheus e Trinity, sendo-lhe entregue duas pílulas (vermelha e azul), optando por tomar a vermelha e descobrindo toda a verdade. Embora possa parecer loucura, o autor do livro traz vários indícios de que não é apenas real, como estamos vivendo nela neste exato momento. Não acredita? Vamos a alguns pontos.

A Parte I traz com detalhamento o que seria necessário para alcançarmos o chamado Ponto de Simulação (ou Matrix) e se analisarmos como nossa tecnologia vem avançando nas últimas décadas e o que seria necessário para alcançar o último estágio, não é algo tão absurdo assim. Demanda tempo, recursos e novas tecnologias, mas nada que não possa ser desenvolvido.

Já a Parte II traz um paralelo entre o mundo simulado e o que acontece em nosso mundo “real” e alguns conceitos são explodidores de cabeças, como a indeterminação quântica, universos paralelos e estrutura de espaço-tempo. E se você ainda não está convencido, o bug em seu cérebro vem justamente na Parte III, principalmente em relação a aspectos como a consciência transferível, múltiplas vidas x reencarnação e as experiências de quase-morte (essa parte me deixou muito impressionado).

Você pode até não concordar ou achar ridícula A Hipótese da Simulação, mas tenho um argumento para perturbar sua crença e corroborar com o autor. Segundo estudo publicado em 15 de junho de 2020 no The Astrophysical Journal, poderia haver cerca de 36 civilizações inteligentes ativas apenas em nossa Via Láctea. Os cálculos para embasar o estudo foram feitos com base na equação de Drake, escrita pelo astrônomo e astrofísico Frank Drake em 1961.

E nem estamos considerando outras galáxias e a possibilidade do Multiverso. Ou seja, nada impede de uma delas ter criado uma Matrix e nos colocado dentro dela. Pode parecer loucura? Pode sim. Mas… e se for verdade? Já pensou em todas as implicações religiosas, filosóficas e políticas envolvidas caso a teoria fosse comprovada?

Juntando todos esses pontos, o autor traz fortes e convincentes argumentos para embasar sua teoria, a qual não considero nem um pouco absurda, para ser sincera. Se algo não é provado, então significa que não existe? Ou, justamente pelo fato de ainda não conseguirmos provar em sua totalidade a teoria, ela pode ser real? Como diz o poeta William Shakespeare, “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar”.

Em resumo, A Hipótese da Simulação: Conheça a teoria por trás da série Matrix é um livro instigante, incrível e que certamente irá fritar vários de seus neurônios. E não tenha pressa na leitura, pois sua experiência será muito melhor. Em breve, uma nova resenha de livro, filme ou série chegando para vocês! Respire fundo e voe alto!

Comentários


bottom of page